O CFPSA > O que somos

                                                                      logo cfpsa

Fundado em 24 de Julho de 1984, resultante da fusão entre as, entretanto extintas, Escolas de Panificação e de Pastelaria e Confeitaria de Lisboa e da assinatura de um Protocolo entre o Estado Português representado pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e Associações Empresariais e Sindicais, o CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SECTOR ALIMENTAR – CFPSA - é um Centro Protocolar de Gestão Participada, homologado pela Portaria nº 446/87, publicada no D.R. nº 121 – I Série de 27 de Maio, rectificada pela Portaria 669/99 de 18 de Agosto.

Tem como entidades Outorgantes:

 

IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional

ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares

ACCCLO – Associação dos Comerciantes de Carnes do Concelho de Lisboa e Outros

AIPAN – Associação de Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte

AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal

SITESE – Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços


Classificado como Associação Pública - organismo dotado de personalidade jurídica de direito público sem fins lucrativos, com autonomia financeira e património próprio - a sua gestão é tripartida, entre representantes da administração pública, das associações empresariais e da associação sindical.

Funcionalmente, o CFPSA é uma instituição de ensino vocacionada para a formação profissional e consecutivamente acreditada desde 1998 pelas entidades competentes, em quatro domínios de intervenção:

  • Planeamento,
    Conceção,
    Organização e promoção,
    Desenvolvimento/execução.

Porque o propósito principal da Instituição visa essencialmente a preparação de profissionais, habilitando-os para o desempenho das múltiplas atividades que integram o Sector Alimentar, é dada particular importância à promoção do seu desenvolvimento pessoal e profissional, através da realização de ações de formação, inicial e contínua em áreas como:

       Pastelaria/Panificação

  • Hotelaria e Restauração

  •           Recepção de Hotel, Serviço de Andares, Cozinha e Serviço de Restaurante/Bar

    Corte e Preparação de Produtos Cárneos

     

    Controlo de Qualidade Alimentar
  •  

     

 

A oferta formativa é centrada na Dupla Certificação (sistema de Aprendizagem e de Educação e Formação de Adultos), apresenta soluções para públicos jovens mas também adultos, sobretudo sem qualificações profissionais ou buscando reconversão e sem a escolaridade obrigatória ou então profissionais no ativo que procuram especializações e diversidade de competências na sua área técnica e se fixam na Formação Modular Certificada.

Um dos mais sólidos pilares do CFPSA é o apoio técnico e pedagógico às empresas do setor quanto à criação de estruturas próprias para a formação dos seus recursos humanos, estimulando a criação de melhores condições de funcionamento e higiene nos locais de trabalho e de atendimento ao público e contribuindo para um aumento da qualidade na prestação de serviços das empresas.

Este trabalho visa contribuir para a dignificação de profissionais e empresas, através de um desenvolvimento contínuo aos níveis educacional, social e cultural, que incrementam o seu grau de eficácia e competitividade. São valores consolidados e direcionados para um único e grande objectivo: a prestação de um serviço de qualidade, em atualização permanente, acompanhando as inovações técnicas, tecnológicas e metodológicas da formação de acordo também com as naturais e evidentes evoluções e mutações do mercado.

No que respeita à formação contínua, e dando especial atenção à sua obrigatoriedade legal para as empresas, o CFPSA tem vindo a criar e desenvolver mecanismos e procedimentos de formação ágeis, com conteúdos que embora assentes em bases imutáveis, se desenvolvem em vectores flexíveis, adaptando-se às reais necessidades e expectativas dessas empresas e favorecendo os seus interesses e dos seus trabalhadores. É assim que, de acordo com diagnósticos prévios que podem acontecer com ou sem o auxílio do CFPSA, são concebidas Ações de Formação à Medida que, segundo a sua especificidade e condições físicas e técnicas em cada caso, assim poderão ser inclusivamente desenvolvidas nas instalações da empresa, permitindo assim ultrapassar alguns dos obstáculos clássicos como a disponibilização dos trabalhadores.

Contando já no seu currículo com mais de 7.000 ações de formação em todo o país e também além-fronteiras, mais de 100.000 formandos e cerca de 10 milhões de horas de formação, o CFPSA constitui-se assim, embora com a sobriedade e humildade institucionais que o caracterizam, como uma entidade formativa de referência no plano nacional.

Distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito Turístico, atribuída pelo Estado Português em 2009, vê assim reconhecidos a dedicação e empenho institucionais com que tem vindo a trabalhar ao longo da sua existência.

Com sede na Pontinha, concelho de Odivelas e Delegações no Porto, Coimbra e Albufeira, o CFPSA tenta descentralizar a sua ação e chegar o mais próximo possível dos locais, populações e empresas em que sejam diagnosticadas necessidades de formação.

CFPSA

saber mais… fazer melhor!

Páginas Relacionadas

> Missão > Valores > História > Estrutura Orgânica