FORMAÇÃO

Ideias e oportunidades de negócio 

CARGA HORÁRIA  50 Horas

Objetivos Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

Plano Curricular - Módulo / UFCD

Ideias e oportunidades de negócio - 50 Horas

Conteúdo Programático

Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
- Noção de negócio sustentável
- Identificação e satisfação das necessidades
* Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
* Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
- Conceito básico de negócio
* Como resposta às necessidades da sociedade
- Das oportunidades às ideias de negócio
* Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
* Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
* Descrição de uma ideia de negócio
- Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes

Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
- Formas de recolha de informação
* Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
* Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
- Tipo de informação a recolher
* O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
* Os produtos ou serviços
* O local, as instalações e os equipamentos
* A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
* Os meios de promoção e os clientes
* O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos

Análise de experiências de criação de negócios
- Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
* Por setor de atividade/mercado
* Por negócio
- Modelos de negócio
* Benchmarking
* Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
* Parceria de outsourcing
* Franchising
* Estruturação de raiz
* Outras modalidades

Definição do negócio e do target
- Definição sumária do negócio
- Descrição sumária das atividades
- Target a atingir

Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
- Meios e recursos de apoio à criação de negócios
- Serviços e apoios públicos – programas e medidas
- Banca, apoios privados e capitais próprios
- Parcerias

Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
- Análise do negócio a criar e sua validação prévia
- Análise crítica do mercado
* Estudos de mercado
* Segmentação de mercado
- Análise crítica do negócio e/ou produto
* Vantagens e desvantagens
* Mercado e concorrência
* Potencial de desenvolvimento
* Instalação de arranque
- Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social

Tipos de negócio
- Natureza e constituição jurídica do negócio
* Atividade liberal
* Empresário em nome individual
* Sociedade por quotas

Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
- Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
- Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)



AÇÕES PLANEADAS

Inscrições abertas