FORMAÇÃO

Gestão de eventos 

CARGA HORÁRIA  50 Horas

Objetivos 
Identificar as atividades necessárias para gerir o evento.

Criar um gabinete do evento.

Monitorizar a implementação das atividades planeadas, ajustá-las, se necessário, para atingir os objetivos definidos.

Implementar as medidas necessárias para lidar com acontecimentos imprevistos.

Estabelecer a garantia da existência da troca de informação adequada entre as diferentes partes da organização do evento e os participantes.

Identificar potenciais situações de emergência em eventos.

Proceder de forma adequada a situações de emergência.

Plano Curricular - Módulo / UFCD

Gestão de eventos - 50 Horas

Conteúdo Programático

Gestão de eventos
- Enquadramento da gestão de eventos
- Importância dos planos do evento

Tipos de planos do evento
- Planos elaborados antes dos eventos
- Planos usados para gerir o evento:
+ Operacionais
+ Saúde e segurança
+ Emergência
- Aspetos abrangem estes planos e exemplos de planos

Gabinete do evento
- Gabinete do evento e o seu objectivo
- Criação e gestão de um gabinete do evento


Implementação dos planos
- Requisitos da implementação dos planos
+ Atingir os objetivos do evento
+ Cumprir os requisitos da organização
+ Cumprir os requisitos de
; Clientes internos
; Clientes externos
; Qualidade dos bens produzidos e dos serviços prestados
; Da quantidade necessária de bens/materiais a serem entregues no sítio certo e à hora certa
; Para manter a saúde e segurança
- Confirmação de planos e garantia de que eles são distribuídos a todos os que necessitam de os conhecer
+ Instruções escritas
+ Briefings verbais
- Checklists
- Transmissão de informação do organizador para os participantes através
+ Sistemas sonoros
+ Monitores
+ Gabinete/balcão do evento
- Impacto de normas/códigos de conduta internacionais na gestão do evento e como podem afetar o evento

Ambiente saudável e seguro
- Diferentes aspetos da manutenção da saúde e segurança
- Informação e apoio a outras pessoas
- Verificação de que todos os requisitos de saúde e segurança estão a ser cumpridos
- Identificação e resolução de quaisquer incumprimentos destes requisitos
- Manter os necessários registos de saúde e segurança
- Procurar formas de melhorar a saúde e segurança no evento atual e em eventos futuros

Qualidade
- Monitorização da qualidade dos bens fornecidos e dos serviços prestados, nomeadamente
+ De quem é a responsabilidade
+ Como monitorizar a qualidade
+ Exemplos de questões de qualidade
- Como lidar com situações em que a qualidade dos bens/serviços
+ Está em risco de cair abaixo dos níveis acordados
+ Abaixo dos níveis acordados

Emergências
- Tipo de emergências que podem ocorrer em eventos
+ Fogo
+ Explosões e atos de terrorismo
+ Desastres naturais tais como inundações
+ Colapso de estruturas, por exemplo, de um expositor ou de uma tenda
+ Emergências médicas
+ Outras emergências - cortes na energia eléctrica
+ Sobrelotação
- Necessidade de fazer briefings com os funcionários sobre potenciais situações de emergência e a resposta adequada a cada emergência
- Necessidade de monitorização para identificar potenciais emergências o mais cedo possível
- Necessidade de identificar todas as potenciais emergências num evento e as respostas adequadas a cada situação
- Como coordenar as respostas iniciais a situações de emergência, nomeadamente
+ Alertar outras pessoas para a emergência
+ Seguir os procedimentos de emergência adequados
+ Gerir a reposta inicial para
; Minimização da emergência
; Minimização dos riscos adicionais
; Minimização da perturbação do evento
; Minimização do pânico
+ Utilização dos recursos disponíveis
- Procedimentos para transferir o controlo de uma situação de emergência



AÇÕES PLANEADAS

Inscrições abertas