FORMAÇÃO

PESQUISA DE CURSOS

AP - Aprendizagem

EFA – Educação e formação de adultos

CET – Especialização Tecnológica

UFCD – Formação Modular Certificada

VA – Vida Ativa

PTT – Português para Todos

Língua estrangeira   continuação

CARGA HORÁRIA  50 Horas

Horário A definir

Valor 65 €

Área de Formação Hotelaria e restauração

Objetivos Não é definida uma língua estrangeira em particular. A opção da Língua Estrangeira em concreto que operacionalizará este conjunto de competências de uso dependerá do perfil/necessidade de aprendizagem do adulto/formando, de acordo com a disponibilidade das entidades formadoras.

A presente elencagem de competências tem como referência a ocorrência da Língua em contexto de realização, não se referindo a aspetos específicos do funcionamento da Língua uma vez que estes variam de acordo com a que estiver a ser trabalhada.

Trata-se de um nível de “iniciação”, pelo que se destina a adultos que não tenham quaisquer noções estruturadas de uma língua estrangeira.

Nota: o curso pretendido poderá não estar disponível no local selecionado. Em caso de dúvida, contacte-nos diretamente utilizando o Formulário de Contacto.

Plano Curricular - Módulo / UFCD

Língua estrangeira - continuação - espanhol - 50 Horas

Conteúdo Programático

Competências de interpretação
- Ouvir/Ver
; Compreensão de discursos fluidos e capacidade de seguir linhas de argumentação dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
; Compreensão de noticiários e programas de atualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados
; Compreensão de informações sobre tópicos do quotidiano e relacionados com o trabalho
;Identificação de aspetos gerais e específicos de mensagens orais

- Ler
; Compreensão de diversos tipos de texto, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, recorrendo, de forma adequada, à informação visual disponível, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
; Compreensão de textos extensos, de caráter literário e não literário
; Compreensão de informações técnicas, como livros de instruções e folhetos informativos, entre outros, de equipamentos usados no dia-a-dia
; Leitura de textos de forma autónoma, apropriando-se do texto lido através da utilização de pausas, inflexões e velocidades diferentes, de forma a criar expressividade na leitura
; Leitura e interpretação de textos longos de forma a reunir e cruzar informações de fontes diversas
; Leitura e interpretação de textos literários de autores de mérito e impacto reconhecidos
; Compreensão de instruções escritas complexas

Competências de produção
- Falar
; Interacção eficaz em língua estrangeira, participando ativamente em discussões dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras situações de aprendizagem formal, informal e não formal
; Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
; Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
; Exposição oral de raciocínios, opiniões, ideias e ideais de forma estruturada e sustentada com argumentação adequada
; Construção de respostas estruturadas e coerentes recorrendo a mecanismos de encadeamento de conversação

- Escrever
; Elaboração de textos claros e variados, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
; Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
; Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
; Registo de notas como forma de regulação do quotidiano
; Produção de textos de caráter autobiográfico: cartas, memórias, diários
; Produção de textos de caráter transaccional
; Descrição de experiências, sentimentos e acontecimentos do contexto pessoal, profissional ou institucional
; Produção de textos de reflexão crítica e argumentativa sobre assuntos de caráter abstrato, relacionados com as suas vivências, o seu ideário e, sempre que possível, cruzados com as temáticas dos diversos módulos de formação

AÇÕES PLANEADAS

Não existem ações planeadas para este curso