NOTÍCIAS

Certificação de Competências Digitais dos Cidadãos

2021-10-08

Estamos na Era Digital!
 
É impossível negar a dependência do Digital por parte das sociedades modernas e com impacto direto na vida de cada cidadão que, invariavelmente, mais tarde ou mais cedo, terá que aprender a dominar esta “fera” de acordo com as suas necessidades pessoais e comunitárias.
 
O recém criado Programa “Certificado de Competências Digitais”, pela Portaria 179/2021 de 27/08, tem como objetivo estratégico contribuir para elevar as competências digitais da população portuguesa, como fator de inclusão social e de promoção da empregabilidade, em resposta às necessidades emergentes da economia e sociedade digitais.
 
Assumindo que os destinatários deste Programa são os cidadãos, com idade igual ou superior a 18 anos de idade, que pretendam obter formação profissional na área digital, o reconhecimento, validação e certificação de competências previamente adquiridas nesta área, ou a certificação de competências através de processo formativo, o CFPSA vai, em breve, dar início a uma série de Percursos Formativos em três níveis de proficiência digital – Básico, Intermédio e Avançado - de acordo com a preparação prévia dos candidatos. 
 
Estes Percursos Formativos terão uma duração de até 200 horas, com certificação autónoma e irão permitir, a cada cidadão, obter e/ou aumentar o seu nível de literacia digital, potenciando a forma como interage com o Mundo.

Será importante estar atento à informação que iremos produzindo quanto às modalidades formativas, datas de início, horários e inscrições.

VER TODAS AS NOTÍCIAS